quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Mudando de assunto...

E falando de cinema.


Ontem eu assisti meu primeiro filme de 2008: Jackie Brown (1997). Além de ter começado o ano muito bem cinematograficamente, de quebra, completei a filmografia do Quentin Tarantino. Ok, não é difícil, são apenas 6 filmes [se descontarmos sua participação em O Grande Hotel (1995) e Sin City (2005)], mas digamos que, para mim, foi um mérito e bastante enriquecedor.

Enriquecedor talvez não seja o que melhor define assistir a um filme desse diretor/roteirista, que tem um filme anunciado para 2009
[o qual eu verei no cinema, claro!], mais uma vez com Tim Roth e Michael Madsen; alucinante, louco, empolgante e adjetivos semelhantes sejam as palavras ideais. Isso porque Tarantino não é comum, não é normal. É um diretor inventivo, o qual tem em suas obras diversas influências, mas que não deixa de ser autoral e injerir suas peculiaridades em seus trabalhos. Afinal, nem precisa estar muito atento para notar que um filme de Quentin Tarantino é um filme de Quentin Tarantino.

E Jackie Brown é mais um desses filmes, só que com um Tarantino mais contido. Os demorados diálogos e longos monólogos estão lá, mas não tão longos, nem tão demorados e nem tão "inúteis" e engraçados como a conversa sobre "Like a Virgin" de Cães de Aluguel (1992) ou sobre os sanduíches do Mc Donald's de Pulp Fiction (1994); a narrativa é quase linear, estando distante do quebra-cabeça temporal criado em Kill Bill (2003/2004) e Pulp Fiction; a violência é quase inexistente se comparada com a de seus trabalhos anteriores. Já a trilha sonora continua um atrativo à parte. E um close em pés femininos também está no pacote.

Com uma referência a A primeira noite de um homem (1967) nos créditos iniciais [e eu adorei, já que adoro o filme do Nichols] e planos seqüências típicos do diretor, Jackie Brown só é um filme menor no meio de filmes gigantes - o que, nesse caso, significa dizer que é muito bom.

Agora, falando de anime...


Ontem também assisti meu primeiro anime de 2008 [quero dizer: o primeiro anime que terminei de assistir em 2008 xD]: Romeo X Juliet. Como qualquer um percebe, é um anime inspirado na obra de Shakespeare. Na verdade, parece ser vagamente inspirado.


Ainda não li a obra original [só comecei e não estou gostando nada da linguagem], mas fica evidente o quanto o autor do anime inseriu novos elementos na história, como por exemplo: Romeu tem um pegasus como meio de transporte e Juliet é um alter ego de um justiceiro que ajuda a população pobre de Neo Verona.

A história é desenvolvida em 24 episódios e destes, pouquíssimos são chatos. Há muitas cenas de duelo de espadas, batalhas e todas empolgam. O problema maior do anime é o rumo tomado pela história - o roteirista viajou! - e eu, simplesmente, odeio personagens que mudam de caráter em seu último momento na trama - ainda assim, o episódio final é lindo T_T. [Não dá pra falar mais claro, porque senão vira spoiler.] Entretanto, no geral, é um belo e excelente anime. Recomendadíssimo.

Informações:
- Jackie Brown no IMDB
- Romeo X Juliet no AniDB

9 comentários:

O Chato disse...

Excelente Post. Parabéns.

Sei que este BLOG foi feito para falar sobre qualquer assunto e acho uma excelente idéia. PORÉM, eu peço um favor: não transforme os animes nas suas visões críticas cinematográficas. OK?

Adoro que você veja anime e comente com outras pessoas - pois, os animes têm muito a ensinar -, mas você é leigo neste assunto. E mesmo que não fosse, odiaria ter que ler este tipo de coisa. Odeio críticas. Odeio esses caras que assistem alguma coisa e devem, obrigatoriamente, expor sua opinião sobre, pondo em evidência defeitos ou sugestões de incompetência. Isto parece meio... meio... bem, não sei qual palavra usar, mas o que quero diz é: não é por eu odiar que você não deve escrever. Acredito que o respeito para com o autor e a equipe que criou o projeto é o motivo para que não venha a escrever sobre animes.

Imagine o trabalho, tempo, determinação, compromisso que foram precisos ao desenvolver o projeto. Aí, vem um "Zé" criticar, pois não se contenta em só assistir e guardar os comentários para si mesmo. Claro, acredito que todos possuem o direito de expor o que pensam, desde que estes pensamentos não venham diminuir o prestígio pessoal de alguém.

Perceba que não estou pedindo para não fazer críticas sobre filmes, pois em nenhum momento comentei sobre eles. Eu me importo com as críticas dos animes, pois pretendo vê-los um dia e não gostaria que uma visão alheia interfira.

Bem, é isso. Abraço.

PS: Eu estou sempre enchendo o saco.

PPS: Aí vai uma sugestão: se quiser escrever sobre anime, que tal uma resenha? É mais construtivo e não agredirá ninguém.

O Lerdo disse...

Viu Jackie Brown????

(inveeeja...)

O Idiota disse...

PARA "O CHATO":

Antes de tudo, obrigado pelo elogio. :)

Uhm, sinceramente, meu amigo Chip/Poca/Pokinha/Pita, você falou algumas besteiras.

Pois bem. Assim como um filme, anime é um material audiovisual. O diretor/autor de um anime, como um de cinema, tem o intuito de, com sua obra, contar uma história através de som e imagem. Ambos contém elementos como roteiro e trilha sonora. Falei alguma besteira até agora? Acho que não.

Logo, eu não quero "transformar os animes nas minhas visões críticas cinematográficas", simplesmente porque anime e cinema são coisas bem diferentes - mas ambos têm como semelhança a sua base narrativa. Eu não vou avaliar um anime como eu avalio um filme. E se eu falo que não gostei do "rumo tomado pela história" de um anime, isso não tem NADA A VER com cinema!!! É somente uma impressão que se pode ter após acompanhar uma narração, seja ela em um livro, filme, anime, novela ou contada por alguém diretamente pra você.

Se você me enquadra no grupo desses "caras que assistem alguma coisa e devem, obrigatoriamente, expor sua opinião sobre" houve um grande erro da sua parte. A minha principal intenção ao escrever sobre um filme [e nem escrevo muito] é para mim mesmo, para organizar e deixar clara as minhas impressões sobre o filme - e não é por obrigação, é por prazer e pura satisfação pessoal. Se eu pudesse, faria isso com todos, mas às vezes falta tempo e saco.

"trabalho, tempo, determinação, compromisso" são preciosos para quem faz qualquer tipo de trabalho artísico e isso NUNCA [NUNCA!] será motivo para não expormos nossa opinião sobre [somos seres críticos, ou não? Nós pensamos!]. Por que você critica tanto Magnólia ou Brokeback ou Brilho Eterno? Você não estaria "diminuindo o prestígio de alguém"? O fato é que você fala e eu escrevo? E daí? O des"respeito para com o autor e a equipe que criou o projeto" é feito de qualquer maneira! Cara, comentar, da maneira que eu fiz, está BEM longe de desreipeito.

E eu não sei porque minha visão sobre um anime interferirá na sua. Somos pessoas diferentes, logo, vemos as coisas de maneiras diferentes e teremos opiniões diferentes [principalmente, nós].

Sabe o que você tá parecendo, Chip? Aqueles fãzinhos que quando falam mal do seu ídolo, começam a chiar dizendo que faltou respeito com o seu artista preferido.

O que não dá é desligar o meu senso crítico quando assisto a um anime.

[ ]s!!!

PS: Resenha é muito descritivo. Eu nunca coloco sinopse quando escrevo sobre filme. Acho isso um saco. E eu apenas expus a minha opinião.

O Chato disse...

Cara, senti um nojo ao ler isso. Esses jargões são terríveis. Odeio conversa nesse nível. Por isso, não me estenderei e não comentarei mais sobre isso. Simplesmente, caso escreva novamente sobre isso, irei ignorar ("Os incomodados que se mudem" - certo?).

Primeiro: você está certo falando que anime tem uma PRODUÇÃO parecida com a de cinema. Agora, quando eu disse para não transformar-los em "visões criticas cinematográficas" seria para não transformar animes em seus "objetos de estudo". E, sim, eu realmente quero proteger algo que me é caro.

Segundo: se você REALMENTE escreve para si, por que documentar? Guarde para você. Quem escreve algo é porque deseja que alguém leia. Senão, não haveria sentido escrever. Se deseja tanto organizar, faça-o e deixe-o no seu PC, caderno ou qualquer outro lugar. Seguindo seu raciocínio sobre minhas críticas... bem, acredito haver uma pequena diferença significativa: eu comento com quem JÁ viu os filmes e não exponho para ninguém que não tenha nenhuma opinião formada, notou isso? Sobre meus comentários críticos, admito fazer o que disse. Mas não venho criticar ou elogiar a “câmera observadora” ou qualquer parâmetro do tipo. Minhas principais criticas são dirigidas as suas visões extraordinárias sobre algo que é comum ou não faz sentido.

Terceiro: bem, esse é uma dica. Tente ligar seu “senso crítico” para absorver o que há de bom no obra que está vendo. Não para ver coisas onde não existe. Além disso, você mesmo diz que cinema é muito mais do que as simples coisas que aparecem na tela, não é? Tente observar esse lado.

Não sei se deixei claro no último comentário, mas farei agora. Não estou pedindo para parar de escrever sobre seus filmes (ficaria feliz, contudo...). Só peço para que não o faça com anime. Se for escrever, pegue um tema que esteja contido lá e reflita sobre. É mais construtivo.

Acho que isso está virando um tipo de fórum. Claro que interno, pois ninguém além de nós (Conspi) comenta neste BLOG.

Abraço, see ya!

PS: Tente não revelar minha identidade.

O Idiota disse...

PARA "O CHATO":

É uma pena você se ausentar dessa discussão - não vi motivo nenhum para tomar essa atitude. Eu estava achando interessante.
Também não iria te responder, já que não lerá, mas para você é muito cômodo falar um monte de coisas e fugir. Como não conseguirei ficar quieto perante os seus comentários, irei responder, você lendo, ou não.

Antes de comentar o que você disse, gostaria de entender a sua real insatisfação com o meu post sobre Romeo X Juliet. Eu sei que você já deu um monte de motivos [nenhum pra mim fez sentido. Enfim...], mas é que eu reli o que escrevi, e, cara, eu só apontei 2 defeitos no anime! Qual o problema disso??? São defeitos que qualquer um pode perceber [ou não, porque tudo cai na subjetividade]. Qualquer anime pra você é perfeito? Se sim, ou você é muito sortudo por só assistir anime irretocável, ou você não construiu um senso crítico ao assistir milhares de anime.

Animes NÃO SÃO MEUS OBJETOS DE ESTUDO. O fato de eu expor minha opinião em um blog sobre tal [de forma bem simples até, eu falei pouco e fui bem direto] não justifica o que disse. Eu te pergunto [se você ler, claro]: qual a sua base para achar isso? [Não responda: "Postar sua opinião em um blog". Isso não rola.]
Sabe o que seria mais legal? Ao invés de você ser o "Defensor dos Animes", você poderia assistir Romeo X Juliet e tirar suas conclusões [talvez ela bata com a minha, quem sabe?]. Discutir sobre o anime em si seria muito mais legal. Bem mais legal que você querer reprimir a minha opinião. ;)

Eu postar minha opinião sobre um filme em um blog pode gerar discussão sobre o mesmo [e eu adoro³ isso]. E com um debate, muito se aprende. O tempo que eu participei de um fórum de cinema foi a época em que eu aprendi muito, lendo e participando de várias discurssões. Isso é muito construtivo. Sendo assim, infelizmente, não vai dar pra te deixar feliz: eu continuarei falando sobre filmes. É o que eu mais gosto.

Se você se incomoda em ler um comentário de um filme que ainda não tenha visto, basta não ler. Leia depois de assistí-lo. Simples assim.

Sobre a "câmera observadora" [não era pra eu ter comentado isso com você xD]. Como eu já disse, cinema é composto por diversos elementos e, eu acho, que não se deve julgar um filme somente por um, esquecendo todo o resto. Eu fico feliz comigo mesmo em poder observar ao assistir um filme se a fotografia é boa, um determinado movimento de câmera, algum enquadramento que tenha chamado atenção, o peso de uma boa direção de arte, entre outras coisas. Todos são fatores que enriquecem um filme e eu, por ter sensibilidade para percebê-los [que não soe prepotente], não irei ignorá-los de forma alguma porque são elementos que contribuem para o resultado final do mesmo. Então, se para você os aspectos técnicos pouco importam [ou como mesmo disse, são "coisas que não existem"], saiba respeitar a minha maneira de ver um filme. E, principalmente, NUNCA³ tente modificá-la.

Apesar desses aspectos serem fundamentais, eu nunca, jamais, deixaria de sentir um filme. Isso seria um pecado e o cinema perderia o seu sentido para mim. Cinema é arte, é pra ser analisada, discutida, mas não sem deixar de ser sentida. Só um exemplo: "Closer" [vocês sabem o quanto esse filme é pra mim hehe], tecnicamente, é quase normal. Eu o amo do jeito que amo, praticamente, pela história, pela mensagem, pelos personagens, por sentir cada coisa dessa. "O Rei Leão" então, nem se fala... "Magnólia" então, nossa!

Se eu vou fazer o que me pediu, eu não sei. Talvez só se me der motivos que façam sentidos.

Estou sempre disposto a discutir. Caso queira, estamos aí.

[]s!

O Chato disse...

Parece-me então que você não sabe interpretar o que digo (que novidade!). Eu não pararei de comentar aqui. Eu disse que não o farei novamente caso você publique algum texto do tipo.

Curto e claro: não escreva sobre ANIMES. Isso de forma geral. Não estou falando do seu comentário sobre este específico. Não sei se pessoas compartilham da mesma opinião que a minha quanto a essa questão da publicação de críticas, mas eu odeio com todas as minhas forças quem faz isso. Um ser com uma "mente divina esclarecida" acha-se no direito de apontar tudo quanto é defeito em alguma coisa. Faça-me o favor.

Cara, você me interpreta muito mal. Quando que eu disse que anime é perfeito? Todo mundo tem o direito de gostar ou não. Cansei de dizer que tem muita coisa que eu não gosto.

Outra, por que não volta p/ o fórum? Lá sim é o lugar ideal para se discutir opiniões, por isso o nome é FÓRUM.

Além disso, "erc erc erc". Deixa de ser nojento e escreva normalmente. Parece que quer aparecer.

"Cinema é arte, é pra ser analisada, discutida". Uma pena que pense assim. Aliás, acho que foi a velha que fala sobre o estômago que disse isso para você, não foi?

Acho interessante que você observe os elementos que fazem parte do cinema (afinal, você quer ser um diretor). Não só você, na verdade, pois acredito que haja uma intenção por trás e é bom para o interlocutor perceber isso. O problema é quando o cara se torna obcecado por isso. E eu acho que esse é o motivo do meu ódio para com as pessoas que redigem críticas.

E, bem, se não parar de repetir os mesmos argumentos 10464056410 vezes, isso deixará de ser uma discussão. Afinal, você sempre faz isso por não entender o que as pessoas falam ou quando está com medo de "perder" no debate.

Abraço, see ya!

O Lerdo disse...

discussão chata e idiota...

A Vilã disse...

Ai, ai...

Primeiro minha impressões sobre o post...

Ainda não vi Jack Brown mas fiquei com mais vontade de ver, principalmente pela referência à "Primeira Noite...". Aaaaamo referências. Isso sim enriquece um texto (seja ele visual ou não). Além de fazer uma homenagem e revelar a vivência do autor.

Sobre o anime...
Bem, de cara fica ÓBVIO que se baseia em "Romeu & Julieta", mas se quis explicitar isso...
Sem mas. Nunca vi um anime com vontade.

***********************************
Sobre a "discussão chata e idiota..." (porque foi isso que se tornou). Digo de antemão que não quero agredir ninguém.

Acho que O Chato foi meio agressivo nos seus comentários, principalmente no primeiro. Quase EXIGIR que O Idiota não poste sobre animes foi controlador demais. O blog foi feito para falarmos sobre o que quisermos, independente das opiniões alheias.
Ah, e o que O Idiota fez foi uma resenha.

Já O Idiota... Também senti uma agressividade nos posts. Pareceu-me que queria impor sua opinião como absoluta. E não sei se sabia, mas nosso estimado coleguinha O Chato queria falar sobre mangás e animes. Acho que discutimos isso e ficou meio que combinado de cada um falar sobre um assunto. E, de fato, acho também que O Idiota é muito jovem nesse universo de mangás/animes e não tem tanto gabarito para "assuntar" sobre os mesmos.

O Idiota disse...

PARA "O CHATO":

Ok, interpretei mal. Mas se ler de novo, verá que poderia

muito bem ser interpretado da forma que eu fiz. Sorry.

Quanto a ser leigo, acho que não cheguei a ver nem 10 animes no total. Ultimamente tenho visto muito - eu realmente gostei da coisa [Obrigado, O chato! ^^]. A questão é que, analisando a história cheguei a tal conclusão. Só um otaku pode fazer isso?
Não assisto séries de TV, logo não posso comentar sobre elas, caso passe a acompanhar algumas? Seguindo o seu raciocínio [e o d'A Vilã], parece ser isso que quer dizer.

Ué, não podemos discutir opiniões aqui também?

Enquando assiste um filme você não o analisa? Caso não, acredito que não o está vendo por completo. [Aliás, como você vê um filme?] Se quiser discutí-lo, que mau há? Cada pessoa ter uma impressão diferente sobre ele já seria um bom motivo. E particularmente, há filmes que não entenderia sem ler um artigo, uma discussão, uma crítica sobre o mesmo.
É por isso que penso que a arte pode ser discutida e deveria ser sempre analisada por seus espectadores.

E como sempre eu estou repetindo os meus argumentos. Aff!!! Tu sempre cai na mesma. Eu entendi tudo que você falou, mas como já disse, nada fez sentido nenhum.

Curto e claro, igual a você: não gosta, não leia. Só não seja imperativo da forma que está sendo, ordenando o que devo ou não escrever.

E deixe de ódio no coração. Isso dá câncer.

[]s!