segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ENADE

Hoje foi dia de ENADE (ôôô happy day).

Sai puto da vida de ter que perder meu dia (a prova começou as 13h) para fazer uma prova na qual eu me pergunto: "Para que vai servir isso?"
Para quem não sabe, as provas são divididas por carreiras, e, no meu caso, fiz a prova de "Engenharia Química", que é composta de "Formação Geral" (português-literatura e geografia), um pouco de matemática, engenharia "geral" e engenharia quimica, têxtil e de alimentos.
O problema desta "linda provinha" reside no fato que eu, um aluno de terceiro período (faltam pelo menos 7 períodos para acabar o curso e ainda não "aprendi" nada de "engenharia química", só de química), tenho que testar meus conhecimentos em coisas que nem tive tempo de aprender. Não tive outra alternativa senão usar o método do "uni-duni-tê" nas questões relativas a engenharia química.

Para que serve essa avaliação?
Para avaliar o quanto vou "evoluir" no curso? (de zero a uma nota que eu venhar a tirar em um ENADE de fim de curso?)
Realmente, achei esse ENADE uma perda de tempo.

Ah, pra que possa vir a perguntar o porquê de eu ter feito a prova, fui porque existe uma estória de que a pessoa que não comparece ao ENADE pode ter seu diploma bloqueado.

7 comentários:

O Lerdo disse...

Post do esquisito (ôôô Happy Day)

Teoricamente o Enade não tem serventia direta pro aluno, mas serve, junto com outros métodos, pra avaliar a qualidade do curso, dando uma nota a ele e fazendo um ranking das melhores faculdades. Ou seja, somos apenas cobaias.

E, leke... acho que essa história de diploma bloqueado é furada. Nem o Enem é obrigatório, porque o Enade seria?

Jujuzita Castro disse...

disseram pra mim tbm q era obrigatorio.. minha familia estava em minas gerais e eu no catete no calor da p.... fazendo uma coisa que nao me serve... e lerdo.. td bem.. concordo com vc q talvez medir a qualidade do curso seja realmente util.. porem deveria ter um outro metodo.. msmo pq, o q eles kerem provar?? q entramos burros na faculdade e saimos inteligente?? pq as questoes sao bizaaaaarras... ngm do 2º periodo sabe akelas coisas.. (eu fiz a prova d quimica.. e to no 2º periodo).. absurdo sabe! eles sabem q a gt nao sabe akilo.. e se eles sabem, pra q prova??? axo um metodo de analise meio furado... msm pq falta motivacao.. os alunos chegam lah.. nao sabem nada...nao vale nada... vao fzr o q??? boicotar eh obvio.. nao faz sentido nenhum isso..
soh pra constar tbm sai da prova revoltada =/

Unknown disse...

Se esta prova tenta avaliar a qualidade do curso, bem, é um péssimo teste.

Várias críticas são feitas, por exemplo, como é feita a "seleção" dos alunos? Nas universidades particulares, os alunos com maiores notas e dos períodos mais avançados são selecionados pela faculdade e recebem bolsas caso tirem uma boa nota. Ou seja, isso serve de propaganda, pois o governo diz que essas faculdades são muito boas (ohhhhhhh!). Agora, nas universidades públicas quem faz a seleção é um retardado, pois onde já se viu pegar um aluno do 2º período (como eu) para fazer uma prova o qual exige um nível de conhecimento pelo menos do 5º?

Eu boicotei. Entreguei a prova em branco. Acho que faria com satisfação caso fosse do 5º período em diante.

Anônimo disse...

Não fui convocada para o Enade, aliás ninguém da minha turma foi, o que é uma pena, pois é a melhor turma das poucas que existem na minha tão recente universidade... É, não sou modesta!

Acho que um sério risco de ficar lá embaixo na avaliação nos assola, e estou com medo de passar o resto da graduação em salas com cartazes colados na parede, ensinando que o A é da Abelhinha por conta disso...

PS: engraçado como os conspirados brotam repentinamente... quantos vocês são de fato? Estou começando a ficar com medo...

A Pscicopata disse...

Um post do esquisito!!!Muito bom!!

Eu concordo com a Dari , principalmente na parte de sermos a melhor turma.

PS:Calma Dari nós somos uma conspiração do bem!

A Vilã disse...

Post do esquisito (ôôô Happy Day)[2]

Sem opinião formada sobre ENADE....

Prof. Aline Costa disse...

Pior que bloqueiam seu diploma sim, por 4 anos. E pelo que fui informada recurso judicial não ajuda em nada!
Mas a relanacia dessa prova, não sei!
O ingressante faz, mas é esperado que ele se ferre, pq faz a mesma prova do comcluinte. E se é pra mostrar o quanto cresceu no curso, pq são alunos diferentes que fazem?
è muito contraditório isso!
escapei do ENADE até agora, mas como será obrigatório a todos agora, estou rezando para que o próximo do meu curso não seja ano que vem!!!