quarta-feira, 16 de julho de 2008

Mundo animado

Anima Mundi 2008 traz o retorno triunfal de um ícone.

O Anima Mundi é um evento somente três anos mais novo que eu. Em sua 16ª edição, gênios (e nem-tão-gênios-assim) da animação mundial têm espaço em diversas salas de cinema e vídeo do Rio e de São Paulo pra exibir o que há de melhor na área, tanto nos aspectos técnicos como nos mais subjetivos como roteiro, fotografia, simbologia etc.

Aqui no Rio, o festival começou na sexta-feira 11 e vai até domingo 15. Infelizmente para nossos amigos paulistanos, a mostra ocorrerá somente dos dias 23 a 27 por aquelas bandas. Portanto, amigos da garoa, vocês não podem se atrasar. Façam o que eu digo, mas não o que eu faço, já dizia (e aida diz) a minha avó.

Só ontem consegui tempo para inaugurar o "eu no Anima Mundi". Sou amante de animação desde criança. Tá, qual criança não ama animação. O que eu quero dizer é que até hoje me divirto muito mais vendo um desenho do que um daqueles "filmes pra dizer que eu sou intelectual". Se bem que não é saudável fazer generalizações. Tem muita animação realmente ruim e muito filme cult realmente bom (os intelectuais podem não ser ignorantes, às vezes).

Gostaria de finalmente poder ver um longa-metragem no Anima-Mundi, mas acho que terei de deixar para o próximo ano e me contentar somente com os curtas mais uma vez. O que não é nenhum demérito. Foram três sessões vistas no dia de ontem, ou 25 filmes curtinhos, de um total de 44 sessões (Só ontem!) espalhadas pela cidade. Abaixo alguns comentários sobre os melhores filmes.

Assim como o genial "How to Hook Up Your Home Theater" (Como Montar seu Home Theather) - uma releitura contemporânea dos clássicos desenhos do Pateta - merecem destaque para a sessão de Curtas 12 o tcheco "Plastic People", uma crítica surreal e muito bem humorada sobre a homogeneização da beleza através das cirurgias estéticas; no francês "La Tête Dans les Flocons" a opção por utilizar brinquedos comprados em lojas como personagens deu uma graça ímpar a um roteiro simples (a disparidade entre os tamanhos dos bonecos é hilária); "Umpredictable Behavior", dos EUA, consegue emular em cinco minutos todo o clima de suspense das melhores estórias de Sherlock Holmes. Com a vantagem de ter um final duplamente IMPRESSIONANTE. Haja criatividade.


Quem assistiu os Curtas 14 pôde conferir o que há de melhor e mais diverso no mundo da animação, tecnicamente falando. Todos os filmes têm alguma peculiaridade que os engrandece. Mas como destaques fico com o surreal japonês "Kodomo no Keijogaku", feito somente a traços de lápis, mos"trando a imaginação de uma criança da maneira mais próxima que se consegue chegar; o fofinho Things You Think - Love", de Alemanha e Dinamarca, outro com crianças e ótimo pra fazer a namorada se encantar com sua sensibilidade; e o francês "Oktapodi", uma seqüencia de ação envolvendo um casal de polvos, um chef de cozinha e umas gaivotas, que mereceu aplausos e prêmios internacionais. Imperdível.


Pra finalizar, a sessão Infantil 1 foi, como não poderia deixar de ser, uma boa pedida pros pirralhos. E pirralhos foi o que não faltou na hora, com uma turma graaaande de estudantes em excursão. Gritarias entre cada filme à parte, todos eles tiveram a incrível capacidade de manter os pesqtinhas quietos = o Mas já que é pra eleger destaques, fico com "O Velho Pajé" (Hugh), da França, a historinha indígena mais legal com os personagens mais bonitinhos do dia; o salvadorenho "O Conto da Menina Morta Viva" (El Cuento de la Muerta Viva Tonta, la Gedentina y el Flete) , engraçado até a morte, demonstrando como nossos companheiros hispânicos tratam a morte de maneira diferente da nossa; e o alemão "Eu Te Amo Eu Te Odeio" (About Hate, Love and the Other One), o qual não irei comentar pois foi feito somente pra ser visto. Demais.


Ainda devo visitar o Anima mais duas vezes. Mas não devo fazer novos comentários sobre os filmes por aqui. Primeiro porque minha intenção ao abrir o tópico era falar do evento. Acabou virando crítica (ê, mania desses conspirados). Segundo porque o que eu tinha pra falar do evento já está neste post. Espero que ele, ou mesmo as opiniões sobre os filmes incentivem nossos inúmeros leitores a comparecer em peso pra curtir uns momentos fora da realidade.

Internet: www.animamundi.com.br
Programação:
- Completa
- Grade de Exibição

3 comentários:

jeff disse...

poxa, pelo visto a sessão que eu perdi foi muito boa. =T mas as outras foram ótimas - seria melhor que se eu pudesse derrubar algumas crianças lá pra baixo na sessão infantil.

o que foi aquele caranguejo lutando com uma espadinha? huaHUAhu muito legal. e o pateta foi uma surpresa em tanto! =D

só não sei se vou em mais algum dia... ._.

Anônimo disse...

pow.. as tres sessoes foram otimas... mas otimo msm foi comentario do lerdo sobre os curtas... to impressionada...hehe
bem.. aconselho tds a ir tbm.. mtooo booooooooooom... =)

Hanna C. disse...

Domingo é dia 20 !:O

To querendo ir... Só que sozinha não dá :s
Aí só vou poder ir ou sexta ou domingo... Ou os dois (yn)
Eu fui em 2006, foi bem legal :D